Gosto é gosto e dou o título de melhor filme do diretor Quentin Tarantino a”Bastardos Inglórios”. O longa que mostrou nazistas e o próprio Hitler metralhados e explodindo.
Violento? Sim!
Artisticamente lindo? Também!
Assim são os trabalhos de Tarantino, o lado belo é feio e o lado feio é belo!
O longa foi lançado em 2009, e conta duas histórias ao mesmo tempo, ambas de assassinar nazistas e seus líderes.
De um lado temos a história de um grupo de soldados judeus liderado pelo raivoso Aldo Raine (interpretado por Brad Pitt) e do outro o drama da francesa judia Shosanna Dreyfuss (interpretada por Mélanie Laurent), sobrevivente de um ataque nazista, que mais tarde, encontra o responsável por executar sua família. Ela é dona de um atual cinema.
Bastardos Inglórios é dividido em capítulos e têm as suas histórias contadas na França da Segunda Guerra Mundial.
Tarantino começou a desenvolver seu roteiro em 1998, mas não o finalizou, decidindo adiar todo o projeto para a execução das duas partes de “Kill Bill”, retornando apenas em 2008.
Um ano antes de Bastardos Inglórios, Tarantino dirigiu “Death Proof”, uma obra B que juntamente com “Planeta Terror” fecham a “Grindhouse”, projeto que homenageia produções de horror e ação da década de 70.
Bastardos Inglórios é um filme repleto de detalhes históricos, rico em diálogos, com pitadas de humor ácido, ação e violência.
Essa salada cinematográfica faz com que Tarantino seja aclamado de gênio pela crítica do cinema.
Alguns fatos curiosos:
Leonardo Di Caprio por pouco não entrou no longa, porém Tarantino optou por Christoph Waltz para dar vida ao alemão Hans Landa.
Ainda segundo o diretor, ele procurava alguém mais velho e que falasse alemão nativo.
Falando em Landa, Quenten Tarantino quase abandonou e deu fim ao projeto por achar o personagem impossível de ser interpretado, até conhecer Waltz.
Christoph Waltz conquistou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Eli Roth (interpretado por Donny Donowitz), chamado de “O Urso Judeu”, é conhecido por matar nazistas com seu taco de “baseball” e tem em seu taco o nome de Anne Frank marcado.
Na Alemanha, as suásticas são proibidas, ficando de fora em todo o material promocional do longa.
As mãos de Tarantino aparecem estrangulando a personagem da atriz Diane Kruger, Bridget Von Hammersmark.
Bastardos Inglórios é o filme de Quentin Tarantino com o maior número de indicações ao Oscar. Foram oito categorias.